quinta-feira, 31 de maio de 2012

sábado, 26 de maio de 2012

sexta-feira, 25 de maio de 2012

510-POR TERRAS DE PORTUGAL - CHAVES "Flavia Augusta que já foi"

510-CHAVES, PORTUGAL  - Ponte Romana sobre o Rio Tâmega                  

Quando em 1961 eu fui  mobilizado para a tropa já tinha saído da tropa havia dois anos, mas como foi feita uma ponte aérea militar para Angola, os  Quartéis ficaram desguarnecidos de oficiais e sargentos para instruir os novos recrutas, daí o ter sido mobilizado.E antes de ser mobilizado para Timor  andei por vários Quartéis e  cidades do Continente, entre as quais Chaves. Lembro-me dos exercícios que éramos obrigados a fazer em pleno mês de Novembro e Dezembro nas águas geladas do Rio Tâmega.

509-POR TERRAS DE PORTUGAL - MIRANDELA

509-MIRANDELA PORTUGAL, CIDADE JARDIM - Rio Tua

domingo, 20 de maio de 2012

506-CLÁSSICOS DA MÚSICA INSTRUMENTAL *

506-MÚSICA INSTRUMENTAL

505-Blaise Pascal - PENSAMENTOS

505---CRISTIANISMO

  • Ele veio, enfim, na consumação dos tempos: e, desde então, viram-se nascer tantos cismas e heresias, tantos desmoronamentos de Estados, tantas mudanças em todas as coisas; e essa Igreja a que adora aquele que sempre foi adorado subsistiu sem interrupção. E o que é admirável, incomparável e inteiramente divino, é que essa religião que sempre durou foi sempre combatida. Mil vezes esteve na iminência de uma destruição universal; e, todas as vezes que se achou nesse estado, Deus tornou a levantá-la com golpes extraordinários de potência. É assombroso que assim seja e que ela se mantenha sem dobrar-se e curvar-se sob a vontade dos tiranos.
  • Saibam, ao menos, que religião combatem, antes de combatê-la. Se essa religião se gabasse de ter uma visão clara de Deus e de possuí-lo com clareza e sem véu, seria combatê-la dizer que não se vê nada, no mundo, que a mostre com tal evidência. Mas, como afirma, ao contrário, que os homens se acham nas trevas e afastados de Deus, que se oculta ao seu conhecimento, sendo mesmo esse Deus absconditus(2) o nome com que se apresenta nas Escrituras, em suma, se trabalha igualmente para estabelecer duas coisas: que Deus estabeleceu na Igreja marcas sensíveis para ser reconhecido pelos que o procurarem sinceramente, e que, no entanto, as cobriu de tal forma que só será percebido pelos que o procurarem de todo o coração, que proveito podem eles tirar, quando, na negligência em que fazem profissão de estar procurando a verdade, exclamam não haver nada que a mostre, de vez que essa obscuridade em que se encontram e que objetam à Igreja não faz senão estabelecer uma das coisas que ela sustenta, sem tocar na outra, estabelecendo assim a sua doutrina, em lugar de arrumá-la?
  • A unidade agregada ao infinito em nada o aumenta, do mesmo modo que um pé a uma medida infinita. O finito se aniquila em presença do infinito e se torna um simples zero. Assim o nosso espírito diante de Deus; assim a nossa justiça diante da justiça divina.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

504-SE PORTUGAL TIVESSE MAR !!!

504-menos cavaco e mais mar
Da crónica de João Quadros no Negócio On-Line:

"Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) demonstram que o Pingo Doce (da Jerónimo Martins) e o Modelo Continente (do grupo Sonae) estão entre os maiores importadores portugueses."

Porque é que estes dados não me causam admiração? Talvez porque, e...sta semana, tive a oportunidade de verificar que a zona de frescos dos supermercados parece uns jogos sem fronteiras de pescado e marisco. Uma ONU do ultra-congelado. Eu explico.
Por alto, vi: camarão do Equador, burrié da Irlanda, perca egípcia, sapateira de Madagáscar, polvo marroquino, berbigão das Fidji, abrótea do Haiti? Uma pessoa chega a sentir vergonha por haver marisco mais viajado que nós. Eu não tenho vontade de comer uma abrótea que veio do Haiti ou um berbigão que veio das exóticas Fidji. Para mim, tudo o que fica a mais de 2.000 quilómetros de casa é exótico. Eu sou curioso, tenho vontade de falar com o berbigão, tenho curiosidade de saber como é que é o país dele, se a água é quente, se tem irmãs, etc.

Vamos lá ver. Uma pessoa vai ao supermercado comprar duas cabeças de pescada, não tem de sentir que não conhece o mundo. Não é saudável ter inveja de uma gamba. Uma dona de casa vai fazer compras e fica a chorar junto do linguado de Cuba, porque se lembra que foi tão feliz na lua-de-mel em Havana e agora já nem a Badajoz vai. Não se faz. E é desagradável constatar que o tamboril (da Escócia) fez mais quilómetros para ali chegar que os que vamos fazer durante todo o ano. Há quem acabe por levar peixe-espada do Quénia só para ter alguém interessante e viajado lá em casa. Eu vi perca egípcia em Telheiras? fica estranho. Perca egípcia soa a Hercule Poirot e Morte no Nilo. A minha mãe olha para uma perca egípcia e esquece que está num supermercado e imagina-se no Museu do Cairo e esquece-se das compras. Fica ali a sonhar, no gelo, capaz de se constipar.

Deixei para o fim o polvo marroquino. É complicado pedir polvo marroquino, assim às claras. Eu não consigo perguntar: "tem polvo marroquino?", sem olhar à volta a ver se vem lá polícia. "Queria quinhentos de polvo marroquino" - tem de ser dito em voz mais baixa e rouca. Acabei por optar por robalo de Chernobyl para o almoço. Não há nada como umas coxinhas de robalo de Chernobyl.

Eu, às vezes penso: o que não poupávamos se Portugal tivesse mar.

sábado, 12 de maio de 2012

501-FÁTIMA *

501-Extracto do filme sobre sobre os
 acontecimentos de 13 de Maio
      de 1917 em Fátima.
(TENHO ESTE FILME EM "DVD")



quarta-feira, 9 de maio de 2012

500-VERDI - LA TRAVIATA *

500-LA TRAVIATA - ÓPERA COMPLETA
(Tenho esta Ópera em DVD com a romena
 Angela Gheorghiu no papel de Violetta Valéry
e o americano Frank Lopardo no papel de 
Alfredo Germont).

499-O 25 DE ABRI DE 1974 ESTÁ POR FAZER

499-O QUE ERA PRECIOSO ERA OUTRO 25 ABRIL,
MAS DESTA VEZ PARA CORTAR A CABEÇA DE
TODOS OS FILHOS DA PUTA E OPORTUNISTAS
QUE SE SERVIRAM DA LIBERDADE QUE LHES
DERAM PARA ROUBAREM COMO QUISERAM
E NOS CONDUZIRAM AO ESTADO EM QUE QUE
ESTAMOS..

segunda-feira, 7 de maio de 2012

497- EM FRANÇA

Sarkozy grito
497-A França deu o primeiro grito para que a Europa volte a ser um lugar aconselhável. 

O grito de Sarkozy, um dos casos raros de não reeleição de um presidente da república, tem o sabor de mudança para a esperança.

A partir de hoje abrem-se novos horizontes para a afirmação europeia que voltam a ser caminhos de solidariedade, fraternidade e desenvolvimento e combatem os de empobrecimento de quase todos, a favor da exploração por alguns poucos. 

Parabéns a François Hollande. Vamos em frente. 
LNT

domingo, 6 de maio de 2012

496-OS FILHOS DA P.


496-Não há crise, o Povo está a pagar. ** *Avião do BPN usado para transportar prostitutas do Leste* ** *Óscar Silva, o economista que Oliveira e Costa foi buscar à Credifin para fundar no Porto, em 1998, a BPN- Créditus, esteve em Inglaterra com alguns amigos a assistir a uma prova de automobilismo viajando no jacto privado do BPN. Para animar a viagem fez-se uma escala num país do Leste para recolher prostitutas. * *O economista que liderou o BPN-Créditus foi condenado a pagar 58 mil euros à filha do seu antigo braço-direito. Em tribunal, foi dado como provado que desviou dinheiro

terça-feira, 1 de maio de 2012

493-ANTÓNIO ALEIXO


493-Os Vendilhões do TemploDeus disse: faz todo o bem 
Neste mundo, e, se puderes, 
Acode a toda a desgraça 
E não faças a ninguém 
Aquilo que tu não queres 
Que, por mal, alguém te faça. 

Fazer bem não é só dar 
Pão aos que dele carecem 
E à caridade o imploram, 
É também aliviar 
As mágoas dos que padecem, 
Dos que sofrem, dos que choram. 

E o mundo só pode ser 
Menos mau, menos atroz, 
Se conseguirmos fazer 
Mais p'los outros que por nós. 

Quem desmente, por exemplo, 
Tudo o que Cristo ensinou. 
São os vendilhões do templo 
Que do templo ele expulsou. 

E o povo nada conhece... 
Obedece ao seu vigário, 
Porque julga que obedece 
A Cristo — o bom doutrinário. 

António Aleixo, in "Este Livro que Vos Deixo..."


492-POEMAS DE MAIO

Poemas de Maio492

Maio, eu pinto-o de vermelho. Por causa das papoilas,das cerejas e dos morangos... Dos sabores e dos cheiros

491-1º.Maio de 2012

491-IMAGENS DE ABRIL - MAIO MADURO MAIO