sábado, 2 de fevereiro de 2013

887-MORANGOS SILVESTRES - INGMAR BERGMAN * (2-2-2013)

887-Quando eu  era um jovem com 30 anos eu vivia em Lisboa para onde tinha emigrado ainda um rapazinho e onde era funcionário público. E naquele tempo ouvia-se dizer frequentemente que Lisboa era Lisboa e o resto era paisagem. No meu entender, pelo menos para mim, Lisboa era uma cidade provinciana. Contudo, em relação ao resto do país, era uma cidade onde havia de tudo.
           Como era muito jovem e muito curioso tinha aí uma vida cultural muito intensa. Não havia museu que não conhecesse, peça de teatro ou filme não visse. Era um cinéfilo refinado. Via todos os grandes filmes que por ali passavam.
     Quando vi pela primeira vez um filme sueco chamado "A Fonte da Virgem" e soube que o autor se chamava Ingmar Bergman fiquei encantado e comecei a ver todos os filmes do Bergman.
     Bergman era um profissional de teatro um encenador, mas fazia filmes para ter uma segunda ocupação. Os filmes de Bergman eram geralmente a preto e branco, a cor, naquele tempo, ainda não estava muito divulgada. Eram filmes com uma  certa densidade, precisam de ser vistos com alguma atenção para não se perder o fio à meada.
       Para os meus visitantes, com alguma curiosidade, e que não conheçam nenhum destes filmes, apresento a seguir de Ingmar Bergman  "MORANGOS SILVESTRES"


Sem comentários:

Enviar um comentário