terça-feira, 31 de julho de 2012

614-EFEMÉRIDES 31 DE JULHO

  • 614-1963 - O Conselho de Segurança da ONU aprova a resolução que condena a política colonialista da Ditadura de Oliveira Salazar.
  • 1954 - É inaugurada a barragem do Cabril

segunda-feira, 30 de julho de 2012

613-CONVERSA DA TRETA

613
*Cavaco Silva encontra-se com Obama e Lula da Silva.* No meio da conversa, Lula abre a camisa e mostra o peito. - Isto é como o Brasil, forte e invejado!!! Obama desce as calças, vira o rabo e diz: - Isto é como a América, impenetrável!!! Cavaco, desce as calças e, mostrando o pirilau, diz: - Isto é como Portugal, nunca mais se vai levantar!!!

612-SONS DA NATUREZA *


Som da Natureza - a beleza 

612-está nos olhos de quem vê.

domingo, 29 de julho de 2012

611-POR TERRAS DE PORTUGAL

GIMONDE - BRAGANÇA
                      611- RIO SABOR
RIO SABOR , GIMONDE , BRAÇANÇA

obra de origem romana, com tabuleiro em cavalete assente em seis arcos de volta perfeita, sobre o Rio

                                                        RIO SABOR
Ponte Romana de Gimonde

610-OS ANJINHOS DO DIABO

610
*Um grita por austeridade, por custe o que custar, que se lixem as eleições, o outro escreve cartas aos militantes a dizer que mais impostos nem pensar.* *Ambos fazem parte do mesmo governo e ambos têm culpas repartidas nas consequências das suas politicas, como o desemprego, a pobreza, a miséria e o derrapar das contas públicas com a divida a aumentar de dia para dia sem se ver ainda o fundo do buraco em que continuamos a cair.* *Um faz de mau o outro quer mostrar-se um santinho, mas quem paga é sempre o mesmo.*

609-PRAIAS DE PORTUGAL

ZAMBUJEIRA DO MAR 609
Zambujeira do Mar ..

sábado, 28 de julho de 2012

608-POR TERRAS DE PORTUGAL

608-ELEVADOR DE NAZARÉ

607-POR TERRAS DE PORTUGAL

607-SANTA COMBA DÃO

606-JOGOS OLÍMPICOS 2012


606-[image: Olympics News: London 2012 latest news] [image: 'Queen' drops into the stadium] * * *A Raínha de Inglaterra, ontem, na abertura dos jogos olímpicos voltou numa rapariga James Bond - fazendo sua estréia ao actuar ao lado de 007 Daniel Craig em uma paródia, surpresa, impressionante na Cerimônia de Abertura Londres 2012.* ** * O doble incrível chocou os milhares dentro do Estádio Olímpico e os milhares de milhões assistindo pela TV em todo o mundo.* ** * Gary Lineker, que fez a cobertura para a BBC, comentou: "A rainha com James Bond foi sem dúvida um momento de genialidad

quinta-feira, 26 de julho de 2012

604-POR TERRAS DE PORTUGAL

604-ILHA DA MADEIRA - PORTUGAL

                                                        PORTO MONIZ

MESMO COM A MARÉ VAZIA AS PISCINAS NATURAIS CONSERVAM-SE  

           
                                              SEMPRE CHEIAS
                                              

Madeira: Vila do Porto Moniz - Piscinas Naturais

  ( NUMA VISITA Á MADEIRA ALMOCEI NESTE RESTAURANTE      "CACHALOTE")

603-POR TERRAS DE PORTUGAL

603-MARVÃO: UM NINHO DE ÁGUIAS




Vila fortificada de Marvão

602-POR TERRAS DE PORTUGAL *


602-São Miguel - Açores | Jornadas Joe














DIGNO DE NOTA:

VI NESTE VÍDEO UMA COISA FANTÁSTICA, VI UM GOLFINHO SALVAR UM CÃO DE SER COMIDO POR UM TUBARÃO, DE ONDE SE CONCLUI QUE HÁ ANIMAIS MAIS INTELIGENTES E MAIS HUMANOS QUE ALGUNS HOMENS.

VEJA ESTE VÍDEO COM O ECRÃ CHEIO
CARREGUE 
DUAS 
VEZES
SEGUIDAS NO VÍDEO E ENTRE NO
"Youtube".

quarta-feira, 25 de julho de 2012

601-IMAGENS DO MUNDO


601-IMAGENS DA GRÉCIA

Pensa-se que o Colosso de Rodes, uma das sete maravilhas do Mundo Antigo, se situaria neste local


segunda-feira, 23 de julho de 2012

599-O PAÍS DO MARAJÁS

599-O PAÍS DOS MARAJÁS
*Os portugueses não foram apenas à India (1498), onde se estabeleceram durante muitos séculos, absorveram também na sua cultura, os hábitos dos seus marajás.* *. * *A monarquia constitucional (1834-1910), colapsou, devido à quantidade de parasitas viviam à custa do Estado e dos seus apêndices, sem nada produzirem. * *. * *A primeira república em Portugal (1910-1926), anunciou que iria acabar com o parasitismo dos marajás, mas rapidamente ficou refém de políticos demagogos, incompetentes e corruptos que viviam da parasitagem no Estado. * *. * *A Ditadura (1926-1974). e agora são os herdeiros de Salazar, filhos, netos e bisnetos.

domingo, 22 de julho de 2012

598-A MELHOR CHILLOUT *

598




A melhor chillout - Flight To Freedom (mixado por SpringLady)

597-O SR. SILVA


597 O Sr SILVA "MANHOSO" REGRESSOU DE MOÇAMBIQUE

Jose Martins em DA TAILÂNDIA COM AMOR E HUMOR - Há 4 horas
*Cavaco Silva apela a José Seguro para se empenhar em manter consenso político* *À Margem: Em 1964 o Silva ainda não era um PIDE e seria, só, em 1967. * *. * *A vida ainda não lhe corria pelo melhor no regresso à metrópole em 21 de Dezembro de 1967. * *. * *Porém depois do "boneco" (a preto e branco) acima onde o Silva se apresenta à maneira para a lente da máquina, já viajou algumas vezes a Moçambique, mais a sua Maria, mas não sei se chegou a perguntar, às autoridades, quando pagam os bens que o "peniqueiro" do hospital da Beira, Samora Machel roubou aos portugueses, brancos,mula... mais »

sexta-feira, 20 de julho de 2012

595-MORREU O HISTORIADOR JOSÉ HERMANO SARAIVA

595-*Por Lusa, publicado por Helena TecedeiroHoje* [image: Morreu o historiador José Hermano Saraiva] *O historiador José Hermano Saraiva morreu hoje de manhã, disse à agência Lusa o assistente do produtor do programa da Videofono feito pelo académico de 93 anos. * *Carlos Manuel disse à Lusa que o produtor José Manuel Crespo foi hoje informado por um familiar de José Hermano Saraiva que o historiador tinha morrido hoje em casa, no distrito de Setúbal.* *.* *À MARGEM: Professor Hermano Saraiva foi uma figura, no ecrã da minha televisão. Recordo-me de quando instalei, na varanda de minha ca.. (Tinha 92 anos)

segunda-feira, 16 de julho de 2012

591-WONDERFUL CHILL OUT *


591-wonderful Chill Out Music Dream On Mix by tekiu



590-TIMOR-LESTE ANOS 60

590-TIMOR-LESTE - "NO TOPO DO MONTE TATA-MAI-LAU"
3000 METROS. EM DIAS CLAROS VÊ-SE A AUSTRÁLIA, 
POR BAIXO FICAM AS NUVENS. NESTE LOCAL, ONDE EU ESTIVE, FICA-SE A BATER O DENTE COM O FRIO. UMA 
ESTÁTUA À VIRGEM. NA ALTURA ERA O PONTO MAIS
ALTO DE PORTUGAL.EM SEGUNDO PLANO  OS PONTOS BRANCOS TAMBÉM SÃO NUVENS.


MAUBISSE-TIMOR LESTE. FOI AQUI QUE EU PASSEI DOIS ANOS (1962-1964) AO SERVIÇO DO EXÉRCITO PORTUGUÊS.

PRAIA DA AREIA BRANCA EM TIMOR LESTE NOS 
ANOS 60. ESTA PRAIA ESTÁ A 6 KM DE DÍLI E É UMA PRAIA DE  ÁGUAS QUENTES À TEMPERATURA DO NOSSO CORPO. ESTÁ PROTEGIDA DOS TUBARÕES UM POUCO MAIS AO LARGO POR UMA BARREIRA DE CORAIS. FUI PARA LÁ VÁRIAS VEZES, PODIA-SE ALMOÇAR NA ÁGUA.

589-A UNIVERSIDADE EM PORTUGAL



588-RUY ZINK

588-O que Sempre Soube das MulheresTratam-nos mal, mas querem que as tratemos bem. Apaixonam-se por serial-killers e depois queixam-se de que nem um postalinho. Escrevem que se desunham. Fingem acreditar nas nossas mentiras desde que tenhamos graça a pregá-las. Aceitam-nos e toleram-nos porque se acham superiores. São superiores. Não têm o gene da violência, embora seja melhor não as provocarmos. Perdoam facilmente, mas nunca esquecem. Bebem cicuta ao pequeno-almoço e destilam mel ao jantar. Têm uma capacidade de entrega que até dói. São óptimas mães até que os filhos fazem 10 anos, depois perdem o norte. Pelam-se por jogos eróticos, mas com o sexo já depende. Têm dias. Têm noites. Conseguem ser tão calculistas e maldosas como qualquer homem, só que com muito mais nível. Inventaram o telemóvel ao volante. São corajosas e quando se lhes mete uma coisa na cabeça levam tudo à frente. Fazem-se de parvas porque o seguro morreu de velho e estão muito escaldadas. Fazem-se de inocentes e (milagre!) por esse acto de vontade tornam-semesmo inocentes. Nunca perdem a capacidade de se deslumbrarem. Riem quando estão tristes, choram quando estão felizes. Não compreendem nada. Compreendem tudo. Sabem que o corpo é passageiro. Sabem que na viagem há que tratar bem o passageiro e que o amor é um bom fio condutor. Não são de confiança, mas até amais infiel das mulheres é mais leal que o mais fiel dos homens. São tramadas. Comem-nos as papas na cabeça,mas depois levam-nos a colher à boca. A única coisa em nós que é para elas um mistério é a jantarada de amigos – elas quando jogam é para ganhar. E é tudo. Ah, não, há ainda mais uma coisa. Acreditam no Amor com A grande mas, para nossa sorte, contentam-se com pouco. 

Rui Zink, in "Jornal Metro"

587-BBC - PROMS *



587-BBC Proms: Anna Netrebko and Joshua Bell in 

the Royal Albert Hall (Jiří Bělohlávek, 2007)

Ana Netrebko canta como las sirenas, su voz es un don que los dioses le han dado, su belleza es superior a Afrodita, por eso y sólo por eso Ana es y siempre será mi gra amor y mi única novia.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

585-A RELIGIÃO E A CIÊNCIA

585-A PROPÓSITO DAS RECENTES DESCOBERTAS DO "CERN", SE É QUE SE PODEM CONSIDERAR DESCOBERTAS, NÃO SENDO EU UM  FÍSICO OU CIENTISTA, CONTUDO, COMO UM CIDADÃO QUE PENSA E COM IDEIAS PRÓPRIAS POSSO TER A MINHA OPINIÃO. É NATURAL QUE TODOS NÓS, CIENTISTAS OU NÃO, NOS INTERROGUEMOS ACERCA DO MUNDO  QUE NOS RODEIA, OS PLANETAS, AS GALÁXIAS,  AS ESTRELAS, O ÁTOMO. QUEM FEZ ISTO: O CARBONO DO QUAL SOU FEITO, O FERRO QUE CARREGO NO SANGUE E QUE CIRCULA NO MEU CORPO ETC. TUDO ISTO É LEGÍTIMO QUERER SABER E DESDE O HOMEM QUE VIVIA NAS CAVERNAS, ENTRE DOIS CALHAUS, A CIÊNCIA NÃO TEM PARADO À PROCURA DE RESPOSTAS PARA AS NOSSAS INTERROGAÇÕES. NÃO SABEMOS SE DEUS EXISTE OU NÃO EXISTE E NÃO SEI SE ALGUM DIA A CIÊNCIA NOS POSSA LEVAR A ALGUMA CONCLUSÃO. DE CERTEZA ABSOLUTA QUE NÃO É ATRAVÉS DA FÍSICA DAS PARTÍCULAS QUE CHEGAMOS ATÉ DEUS. O MUNDO FÍSICO QUE CONHECEMOS PODE NÃO NOS DIZER NADA. DEUS PODE NÃO PERTENCER À MESMA NATUREZA SER APENAS ESPÍRITO.
     PARA AS PESSOAS QUE TÊM FÉ DEUS EXISTE NESSA FÉ E NADA MAIS SABEMOS.


A S B - 13  de Julho de 2012

quinta-feira, 12 de julho de 2012

584-DESCOBERTAS DO "CERN" *

584-DESCOBERTAS DO "CERN" 
Particula de Deus ou bóson de 

Higgs (Large Hadron Collider)


quarta-feira, 11 de julho de 2012

terça-feira, 10 de julho de 2012

582-CERN


582-Higgs alcance

Nossa compreensão do universo está prestes a mudar ...





ATLAS e CMS experimentos no CERN apresentou hoje os seus últimos resultados na busca para a tão sonhada bóson de Higgs . Ambos os experimentos ver fortes indicações para a presença de uma nova partícula, o que poderia ser o bóson Higgs, na região em torno de massa giga elétron-volts 126 (GeV).
Os experimentos encontrados indícios da nova partícula, analisando trilhões de colisões próton-próton do Large Hadron Collider (LHC) em 2011 e 2012. O Modelo Padrão da física de partículas prevê que um bóson de Higgs decairia em partículas diferentes - o que os experimentos do LHC, em seguida, detectar.





Um evento de colisão próton-próton no experimento CMS produzindo dois fótons de alta energia (torres vermelhas). Isto é o que nós esperaríamos ver a partir do decaimento de um bóson de Higgs, mas também é compatível com processos físicos de fundo padrão do modelo. © CERN 2012




Ambos ATLAS e CMS deu o nível de significância do resultado como 5 sigma na escala em que os físicos de partículas usam para descrever a certeza de uma descoberta. Um sigma significa que os resultados poderiam ser flutuações aleatórias nos dados, 3 contagens sigma como uma observação e um resultado 5-sigma é uma descoberta. Os resultados apresentados são hoje preliminar, como os dados de 2012 está ainda sob análise. A análise completa está prevista para ser publicada no final de julho.

581-FOTOS

segunda-feira, 9 de julho de 2012

domingo, 8 de julho de 2012

sábado, 7 de julho de 2012

578-POR TERRAS DE PORTUGAL*


578Bem-Vindos à Quinta da Moagem

        Situada no coração do Nordeste Transmontano, na aldeia de Podence, a 5 minutos de Macedo de Cavaleiros e a 15 minutos de Bragança e Mirandela, a Quinta da Moagem é constituída por 5 casas rústica, com piscina, churrasqueira, sala de jogos e um ambiente muito natural e tradicional.
        À sua disposição tem o Restaurante Moagem João do Padre onde poderá saborear os pratos típicos da região, enquanto aprecia as antiguidades expostas, que são verdadeiras raridades da vida quotidiana das gentes transmontanas de outros tempos, com especial destaque para o moinho que recebia os lavradores com as suas carradas de trigo para o transformar em farinha.
        Na freguesia de Podence, fica a praia fluvial do Azibo, inserida na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, onde poderá praticar actividades de lazer e recreio ao ar livre. Ainda em Podence pode testemunhar tradições milenares, como os Caretos de Podence que saiem á rua nos dias de carnaval, numa correria desenfreada, criando um ambiente de alvoroço, mistério e sedução. No resto do ano poderá testemunhar a sua tradição, na casa museu do Careto.


Macedo de Cavaleiros: Praia Fluvial do Azibo

577-CHILLOUT ARABIAN *


577-Chillout arabian bonito - Sahara Sunset (mixado por SpringLady)



sexta-feira, 6 de julho de 2012

576-PAUL MAURIAT *

  576-PAUL MAURIAT - LOVE IS BLUE


575-POR TERRAS DE PORTUGAL - MONDIM DE BASTO

575-FISGAS DE ERMELO - MONDIM DE BASTO

Ermelo é uma freguesia portuguesa do concelho de Mondim de Basto, com 40,36 km² de área e 483 habitantes (2011). Densidade: 12 hab/km².
A povoação de Ermelo teve forais dados por D. Sancho I (Guimarães, em Abril de 1196), que a elevou a vila e sede de concelho, e por D. Manuel I (Lisboa, 3 de Junho de 1514)[. O concelho era constituído pelas freguesias de Bilhó,Campanhó, Ermelo, Pardelhas e Lamas de Olo. Tinha, em 1801, 2 091 habitantes. Após as primeiras reformas administrativas do Liberalismo, passou a integrar também as freguesias de Campeã[Quintã[ e Vila Cova[. Tinha, em 1849, 4 314 habitantes. Em 31 de Dezembro de 1853, o concelho foi extinto, sendo as suas freguesias divididas entre os concelhos de Mondim de Basto e Vila Real].
Em Outubro de 2009 foi morto a tiro na região o marido da candidata a presidente da junta de freguesia, pela altura das eleições autárquicas.


quinta-feira, 5 de julho de 2012

574-AMÁLIA E O FADO "ABANDONO" *

574-AMÁLIA - FADO "ABANDONO" - Este fado, dos anos 60, escrito pelo David Mourão Ferreira, era também conhecido  como o  "Fado 
Peniche",  e foi escrito em homenagem aos  presos políticos do
Salazar que iam para Peniche. A Amália teve problemas com este
Fado, não o queriam deixar passar pelo que ficou em vigia.

573-MÚSICA ZEN

  573-MÚSICA ZEN

quarta-feira, 4 de julho de 2012

572-SANTORINI

572-SANTORINI - GRÉCIA - hoje chama-se Santorini, mas por volta
do ano de 1600 a.C, chama-se Tera ou Thira e naquela altura devido a um gigantesco vulcão a ilha foi destruida e quase ia 
desaparecendo no fundo mar ficando só uns rebordos formando
uma espécie de caldeira. Foi a partir de Tera que se formou um
"Tsunami" tão grande e teria sido este tsunami que destruiu a civilização minóica na ilha de Creta. A civilização minóica era já
naquela altura muito avançada, com água canalizada e ruas calcetadas o que teria sido um retrocesso para a Europa.
Fira Santorini Ilhas Cíclades Grécia

571-PONTE ROMANA - PEROVISEU, FUNDÃO PORTUGAL

571-PONTE ROMAMA SITUADA A 4 QUILÓMETROS DE PEROVISEU SOBRE A RIBEIRA DA MEIMOA NO CONCELHO DO FUNDÃO.
              DEBAIXO DESTA PONTE, COM 5 ANOS
 DE IDADE, APRENDI EU A NADAR, POIS VIVIA
 NUMA QUINTA MUITO PRÓXIMA




Visitar a Ponte Romana de Pero Viseu

A Ponte Romana de Pero Viseu, que liga as Freguesias de Pero Viseu e Valverde sobre a Ribeira da meimoa, é constituída por três arcos de volta perfeita, apresentando o do meio maiores dimensões e talhamares, ambos com silhares de granito, aparelhados e dispostos de modo a haver uma descarga de forças equilibrada. As guardas são constituídas por silhares de granito de forma paralelipédica. O tabuleiro da ponte deixa ver algumas lajes de dimensão média, pertencentes à primitiva estrada.

570-MOZART *


570-Mozart "Eine kleine Nachtmusik" Allegro



569-SILVA PORTO *

  569-DO PINTOR
NATURALISTA
SILVA PORTO

568-PINTORES PORTUGUESES

     568-António Carvalho da Silva nasceu no Porto, a 11 de Novembro de 1850. Mais conhecido por Silva Porto por ter adoptado o nome da sua cidade natal, foi um dos fundadores do naturalismo em Portugal. A sua pintura, cheia de luz e cor, é quase toda ela inspirada na natureza. Silva Porto faleceu no Porto, a 11 de Junho de 1893.
Poet'anarquista
António da Silva Porto

568
PINTURAS DE SILVA PORTO






terça-feira, 3 de julho de 2012

567-PAISAGEM

566-EXPRESSO ONLINE


por Daniel Oliveira

Os enfermeiros que começaram a trabalhar ontem nos centros de saúde de Lisboa e que foram contratados por empresas de prestação de serviços - o Estado arranja forma de, ele próprio, ludibriar a lei laboral - receberão 4 euros por hora.

Centenas de bolseiros que trabalham em laboratórios e universidades do Estado estão há meses com as suas bolsas em atraso. Os bolseiros de doutoramento e pós-doutoramento receberão o mês de Julho com atraso. Uns e outros estão, com muito raras exceções, proibidos de ter qualquer outra fonte de rendimento. Têm de viver do ar ou com a ajuda dos pais, se eles lhes conseguirem valer.

Poderia continuar. Os estágios não pagos em várias profissões qualificadas. A forma como as empresas de trabalho temporário transformam a desgraça de milhares de jovens numa excelente oportunidade de negócio. Mas tudo se resume a isto: andámos a gastar dinheiro em formação para mandar embora os jovens mais qualificados que alguma vez este País conheceu. A isto chama-se desperdício. E não, não temos, como muita gente julga, "doutores" a mais. Olhem para a Europa. Temos "doutores" a menos. O problema é que a maioria das nossas empresas não foi capaz - por culpa própria ou pela estratégia económica dos sucessivos governos - de aproveitar esta oportunidade.

Um jovem qualificado português tem duas possibilidades: ou vive às custas dos pais nos primeiros anos de carreira (se os pais o puderem ajudar), paga para trabalhar e aceita adiar o começo da sua vida para um passado distante, ouemigra e vem cá no Verão. Se fizer a primeira escolha, pior para ele. Se fizer a segunda, pior para nós.

Recentemente, um jovem deputado do CDS, com 29 anos, estudante veterano e sem nenhum currículo que não seja o de deputado, disse, sobre o jovem português: "fatalmente, vai cada vez mais criar o próprio emprego e não andar à procura na indústria ou noutros sectores". Foi isso que fez no CDS e justamente ficou com a pasta do "empreendedorismo". Não desenvolvo mais sobre esta maravilhosa frase do felizmente obscuro "jotinha" Michael Seufert, que tem como principal solução para o desemprego dos jovens que estes deixem de descontar e receber da segurança social. Apenas isto: nenhum país vive exclusivamente de empresas unipessoais. Nenhum país dispensa técnicos especializados que podem não ter especial talento para os negócios, mas sem os quais os negócios não vão longe. Compreendo que estes empreendedores teóricos - como o nosso primeiro-ministro - não consigam passar das frases feitas, dignas dos artigos de auto-ajuda profissional. Mas ou começamos a ser governados por quem queira aproveitar a melhor de todas as gerações ou espera-nos um futuro sombrio.

Como é possível algum tipo de "empreendedorismo" se os melhores se forem embora? Como esperam vencer a nossa crise demográfica se os jovens viverem na mais absoluta das precariedades? Como esperam que eles garantam uma boa formação para si e para os seus filhos, se cometerem a loucura de os ter, a receberem 4 euros por hora? Como será a nossa velhice se, para viverem, os nossos filhos dependerem da ajuda das nossas magras reformas, se as viermos a ter? Enfim, como poderá esta sociedade ser sustentável se continuarem a esmifrar até ao tutano uma geração que se preparou para o desenvolvimento de um País que afinal decidiu regressar ao século XIX?

Publicado no Expresso Online

565-JORNAL DO FUNDÃO


565-Um país tão fetichista !

Decididamente, o salazarismo e uma escolarização deficiente deixaram profundos estigmas…
Como este país evoluiu numa quarentena de anos ! Mas nem sempre da melhor maneira. Quando seria de esperar que se modernizasse no bom sentido da palavra. Porque o nível de escolaridade aumentou consideravelmente. Porque democracia é uma realidade (pelo menos formal). E porque as grades pidescas caíram, deixando que os contactos com o resto da Europa e do mundo se tornassem mais frequentes.
Ora, que se constata chegando estes dias a Portugal ? Que os portugueses são uns grandes patrioteiros ! Com bandeiras nacionais nas janelas, nas varandas, nos automóveis. Com camisolas e até equipamentos desportivos completos com a “cores nacionais”. Só porque há por aí uns futebolistas que participam num campeonato europeu. E que os patrioteiros esperam que eles ganhem (coisa rara nestes últimos anos). Enquanto vão fazendo comentários mais ou menos xenófobos sobre árbitros e equipas adversas. E fazendo um barrulho infernal quando o jovem que trata o presidente da República por “você” (ou outro qualquer) marca um golo…
Lembram-se de ter visto idênticas manifestações de regozijo quando Álvaro Siza Vieira ou Eduardo Souto de Moura ganharam o Pritzker de Arquitetura em 1992 e 2011 ? Ou quando José Saramago obteve o Nobel de Literatura em 1998 ? E quantos outros atingiram projeção internacional em domínios artístico ou científico, glorificando o país de origem…
É verdade que estas manifestações de patrioteirismo também atingiram quem tinha o dever de dar provas de uma conduta mais racional. Mas não é que os membros do governo Passos Coelho passeiam por aí de bandeirinha nacional na lapela ? À maneira de países mais ou menos ditatoriais do terceiro mundo. Ou da pátria-mãe estado-unidense de quem são culturalmente leais súbditos e servidores…
Mas o fetichismo nacional não é só futebolístico. Se muitos veículos automóveis arvoram estes dias bandeiras nacionais, muitos também ostentam em permanência terços no retrovisor ! Iniciativa exportada além-fronteiras. E se, por exemplo, em Bruxelas, em Paris ou no Luxemburgo se cruzar um automóvel com matrícula de um destes países mas com um terço no retrovisor, é de certeza de um português ! O que faz rir os outros cidadãos, bem mais racionalistas e menos fetichistas. Mas este país e este povo estão assim : animam-se com futilidades e acreditam em seguros de vidas eternos ! Porque o salazarismo deixou claramente estigmas profundos no plano cultural. E a democracia pouco ou nada tem feito para que Portugal seja enfim um país de modernidade…
J-M.Nobre-Correia@ulb.ac.be

564-OPUS ENSEMBLE *

  564-ALECRIM, ALECRM

563-FORBIDDEN *

563-PACEFUL GARDEN-FORBIDDEN 
COLORS SAKAMOTO

segunda-feira, 2 de julho de 2012

562-AINDA EXISTEM POLÍTICOS E CIDADÃOS INCORRUPTÍVEIS





562-Tal e qual o nosso actual presidente da república .Leiam atentamente e encontrem as semelhanças e diferenças, se realmente existem
 
OBRIGATÓRIO LER!

Ao contrário do que se diz, ainda existem políticos com integridade e valores!

Texto de Fernando Dacosta.... para reflexão, se ainda temos tempo para isso!!!
 
.
Quando cumpria o seu segundo mandato, Ramalho Eanes viu ser-lhe apresentada pelo Governo uma lei especialmente congeminada contra si.
.
O texto impedia que o vencimento do Chefe do Estado fosse «acumulado com quaisquer pensões de reforma ou de sobrevivência» públicas que viesse a receber.
.
Sem hesitar, o visado promulgou-o, impedindo-se de auferir a aposentação de militar para a qual descontara durante toda a carreira.
.
O desconforto de tamanha injustiça levou-o, mais tarde, a entregar o caso aos tribunais que, há pouco, se pronunciaram a seu favor.
.
Como consequência, foram-lhe disponibilizadas as importâncias não pagas durante catorze anos, com retroactivos, num total de um milhão e trezentos mil euros.
.

Sem de novo hesitar, o beneficiado decidiu, porém, prescindir do benefício, que o não era pois tratava-se do cumprimento de direitos
escamoteados - e não aceitou o dinheiro.

.
Num país dobrado à pedincha, ao suborno, à corrupção, ao embuste, à traficância, à ganância, Ramalho Eanes ergueu-se e, altivo, desferiu uma esplendorosa bofetada de luva branca no videirismo, no arranjismo que o imergem, nos imergem por todos os lados.
.

As pessoas de bem logo o olharam empolgadas: o seu gesto era-lhes uma luz de conforto, de ânimo em altura de extrema pungência cívica, de dolorosíssimo abandono social.
.
Antes dele só Natália Correia havia tido comportamento afim, quando se negou a subscrever um pedido de pensão por mérito intelectual que a secretaria da Cultura (sob a responsabilidade de Pedro Santana Lopes) acordara, ante a difícil situação económica da escritora, atribuir-lhe. «Não, não peço. Se o Estado português entender que a mereço», justificar-se-ia, «agradeço-a e aceito-a. Mas pedi-la, não. Nunca!»
.
O silêncio caído sobre o gesto de Eanes (deveria, pelo seu simbolismo, ter aberto telejornais e primeiras páginas de periódicos) explica-se pela nossa recalcada má consciência que não suporta, de tão hipócrita, o espelho de semelhantes comportamentos.
.
“A política tem de ser feita respeitando uma moral, a moral da
responsabilidade e, se possível, a moral da convicção”, dirá. Torna-se indispensável “preservar alguns dos valores de outrora, das utopias de outrora”.
.
Quem o conhece não se surpreende com a sua decisão, pois as questões da honra, da integridade, foram-lhe sempre inamovíveis. Por elas, solitário e inteiro, se empenha, se joga, se acrescenta- acrescentando os outros.
.
 

“Senti a marginalização e tentei viver”, confidenciará, “fora dela. Reagi como tímido, liderando”. O acto do antigo Presidente («cujo
carácter e probidade sobrelevam a calamidade moral que por aí se
tornou comum», como escreveu numa das suas notáveis crónicas
Baptista-Bastos) ganha repercussões salvíficas da nossa corrompida, pervertida ética.
.
Com a sua atitude, Eanes (que recusara já o bastão de Marechal) preservou um nível de dignidade decisivo para continuarmos a respeitar-nos, a acreditar-nos - condição imprescindível ao futuro dos que persistem em ser decentes.
.
Nota: Já escrevi algures no Expresso um comentário sobre Ramalho
Eanes, mas sinto-me na obrigação de dizer algo mais e que me foi
contado por mais que uma pessoa.
.
Disseram-me que perante as dificuldades da Presidência teve de vender uma casa de férias na Costa de Caparica e ainda que chegou a mandar virar dois fatos, razão pela qual um empresário do Norte lhe ofereceu tecido para dois.
.
Quando necessitava de um conselho convidava as pessoas para depois do jantar, aos quais era servido um chá por não haver verba para o jantar. O policia de guarda em vez de estar na rua de plantão ao fio e chuva mandou colocá-lo no átrio e arranjou uma cadeira para ele não estar de pé. Consta que também lhe ofereceram Ações da SLN-BPN, mas recusou.
. 
( Obrigatório Repassar. Todos os Portugueses têm a obrigação de saber isto.
 
.
E já que a comunicação social deste nosso triste País está "impedida"  de divulgar estes casos, vamos nós assumir essa missão)