302-A Comédia do Ambicioso
A Comédia do Ambicioso
Um homem que aspira a coisas grandes considera todo aquele que encontra no seu caminho, ou como meio, ou como ratardamento e impedimento - ou como um leito de repouso passageiro. A sua bondade para com os outros, que o caracteriza que é superior, só é possivel quando atinge o seu máximo e domina. A impaciência e a sua consciencia de, até aqui, estar sempre condenado à comédia pois mesmo a guerra é uma comédia e encobre, como qualquer meio encobre o fim -, estraga-lhe todo o convívio, esta espécie de homem conhece a solidão e o que ela tem demais venenoso.
Friedrich Nietzsche, in "Para Além de Bem e Mal"
Os Fortes Aspiram a Separar-se e os Fracos a Unir-se
Os Fortes Aspiram a Separar-se e os Fracos a Unir-se
O crescimento da comunidade frutifica no indivído um interesse novo que o aparta da sua pena pessoal, da sua aversão à sua própria pessoa. Todos os doentes aspiram institivamente a organizar-se em rebanhos, o sacerdote ascético adivinha este instinto e alenta-os onde quer que haja rebanhos, o instinto de fraqueza forma-os, a habilidade do sacerdote organiza-os. Não nos enganemos: os fortes aspiram a separar-se e os fracos a unir-se; se os primeiros se reunem, é para uma acção agressiva comum, que repugna muito à consciência de cada qual; pelo contrário, os últimos unem-se pelo prazer que acham em unir-se, porque isto satisfaz o seu instinto, assim como irrita o instinto dos fortes. Toda a oligarquia envolve o desejo da tirania: treme continuamente por causa do esforço que cada um dos indivíduos tem que fazer para dominar este desejo.
Friedrich Nietzsche, in "Genealogia da Moral"
Friedrich Nietzsche, in "Genealogia da Moral"
Aprender a Ver
Aprender a Ver
Aprender a ver - habituar os olhos à calma, à paciência, ao-deixar-que-as coisas-se-aproximem-de-nós; aprender a adiar o juízo , a rodear e a abarcar o caso particular a partir de todos os lados. Este é o primeiro ensino preleminar para o espírito: não reagir imediatamente a um estímulo, mas sim controlar os instintos que pôem obstáculos , que isolam.Aprender a ver, tal como eu o entendo, é já quase o que o modo afilosófico de falar denomina vontade forte: o essencial nisto é, precisamente, o poder não «querer», o poder de deferir a decisão. Toda a não-espiritualidade, toda a vulgaridade descansa na incapacidade de opor resistência a um estímulo - tem que se ragir - seguem-se todos os impulsos. Em muitos casos esse ser que é a doença, decadêndia , sintoma de esgotamento - quase tudo o que a rudeza afilosófica designa com o nome de «vício» é apenas essa incapacidade filosófica de não reagir. Uma aplicação prática do-ver-aprendido-a-ver: enquanto discente em geral, chegar-se-há a ser lento, desconfiado, teimoso. Ao estranho, ao novo de qualquer espécie deixar-se-o-há aproximar-se com uma tranquilidade hostil-. - afasta-se dele a mão o ter abertas todas as portas, o servil abrir a boca perante todo facto pequeno, o estar disposto a manter-se, o saltar-se de um salto para dentro de outros homens e outras coisas, em suma, a famosa »objectividade» moderna é mau gosto, é algo não-aristocrático par excellence.
Aprender a Ver
Aprender a ver - habituar os olhos à calma, à paciência, ao-deixar-que-as coisas-se-aproximem-de-nós; aprender a adiar o juízo , a rodear e a abarcar o caso particular a partir de todos os lados. Este é o primeiro ensino preleminar para o espírito: não reagir imediatamente a um estímulo, mas sim controlar os instintos que pôem obstáculos , que isolam.Aprender a ver, tal como eu o entendo, é já quase o que o modo afilosófico de falar denomina vontade forte: o essencial nisto é, precisamente, o poder não «querer», o poder de deferir a decisão. Toda a não-espiritualidade, toda a vulgaridade descansa na incapacidade de opor resistência a um estímulo - tem que se ragir - seguem-se todos os impulsos. Em muitos casos esse ser que é a doença, decadêndia , sintoma de esgotamento - quase tudo o que a rudeza afilosófica designa com o nome de «vício» é apenas essa incapacidade filosófica de não reagir. Uma aplicação prática do-ver-aprendido-a-ver: enquanto discente em geral, chegar-se-há a ser lento, desconfiado, teimoso. Ao estranho, ao novo de qualquer espécie deixar-se-o-há aproximar-se com uma tranquilidade hostil-. - afasta-se dele a mão o ter abertas todas as portas, o servil abrir a boca perante todo facto pequeno, o estar disposto a manter-se, o saltar-se de um salto para dentro de outros homens e outras coisas, em suma, a famosa »objectividade» moderna é mau gosto, é algo não-aristocrático par excellence.
Friedrich Nietzsche, in "O Crepúsculo dos Ídolos"
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