sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

306-SAFO

 306-"Safo" foi uma poetisa grega que viveu em Lesbos*, cuja capital era Mitilene activo centro cultural no século VII a.C., nascida algures  entre 630 e 612 a.C. Foi muito respeitada e apreciada durante a Antiguidade, sendo considerada "a décima musa". No entanto, sua poesia, devido ao seu conteúdo erótico, sofreu censura na Idade Média por parte dos monges copista, e o que restou de sua obra foram escassos fragmentos.

* Foi de Lesbos que teve origem a palavra "Lésbica"

Não minto: eu me queria morta.
Deixava-me, desfeita em lágrimas:

"Mas, ha, que triste a nossa sina!
Eu vou contra a vontade, juro, 
Safo". "Seja feliz", eu disse,

"E lembre-se de quanto a quero.
Ou já esqueceu? Pois vou lembrar-lhe
Os nossos momentos de amor.

Quantas grinaldas, no seu colo,
 - Rosas, violetas, açafrão - 
Trançamos juntas! Multiflores

Colares atei para o tenro
Pescoço de Atis; os perfumes
Nos cabelos , os óleos raros

Da sua pele em minha pele!
[...]
Cama macia, o amor nascia
De sua beleza, e eu matava
A sua sede" ([...}

Cai a lua, caem as pleiades e 
É meia-noite, o tempo passa e
Eu só, aqui deitada, desejante.

 - Adolescência, adolescência,
Você se vai, aonde vai?
 - Não volto mais para você,
Para você volto mais não.


Sem comentários:

Enviar um comentário