terça-feira, 11 de dezembro de 2012

823-SENHORA DA SAÚDE - MOURARIA LISBOA

823 - CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE



Capela de São Sebastião da Mouraria (Imóvel de Interesse Público)


A Capela de Nossa Senhora da Saúde foi fundada em 1505 pelos artilheiros da cidade de Lisboa, sendo então dedicada a São Sebastião, santo que em Portugal foi destinatário de grande devoção, uma vez que era protetor dos males como a guerra, a fome, e sobretudo, a peste.
Em Outubro de 1569, D. Sebastião pediu ao Senado de Lisboa que, face ao elevado número de mortos que grassava na capital, nesse ano, devido às epidemias, se erguesse um templo dedicado ao mártir São Sebastião, ordenando dois meses depois que o mesmo fosse construído na Mouraria, onde existia já a ermida. Na verdade, embora tivesse sido designado o arquiteto Afonso Álvares para executar a planta da nova igreja, esta nunca chegaria a ser erguida, devido à morte prematura do rei.
Em 1570, fundava-se a Irmandade da Senhora da Saúde, sediada no Colégio dos Meninos Órfãos, onde ficava guardada a imagem da padroeira. Saindo pela primeira vez nesse mesmo ano, a procissão da Senhora da Saúde ganhou grande tradição, tornando-se uma das mais importantes manifestações religiosas na capital.

(Catarina Oliveira, inhttp://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/71835/)

F

Sem comentários:

Enviar um comentário