segunda-feira, 7 de julho de 2014

1423 - "FADO" - ALEXANDRE PINHEIRO TORRES

1423

          F  A  D  O

Quem passeia de negro meu cansaço
sob árvores queimadas de um incêndio?
Decerto quem cantou ao meu ouvido
os versos cuja rima era o silêncio.

Quem agora me arrasta pelas cinzas
foi quem  já me embalou na mão das águas
e, sobre a lua gasta, pôs o archote
que consumia em lágrimas as mágoas.

Minha fadiga veste-se de luto
e canta para si mesma em voz de choro,
e a terra esquece esquece as culpas que lhe cabem,
e arranca dos punhais fulgências de ouro.

Dormem os troncos nus salvos do fogo.
As folhas raras  olham a noite imensa.;
(Pupilas da floresta vigilantes!...)
Passeia o meu cançaso quem não pensa;

passeia o meu cansaço um braço inerte,
e arrasta-o  pelas cinzas , velho arado.
Porém toda a semente foi perdida,
secou a seara; e, agora, há um novo fado!:::

ALEXANDRE PINHEIRO TORRES

Sem comentários:

Enviar um comentário