sábado, 21 de agosto de 2010

3-ANO 2011

   

                                                3- JUÍZO DO ANO

O ano de 2011 entra a um Sábado, dia consagrado a Saturno (do latim Saturnus), um planeta de movimento lento que leva cerca de  de 30 anos para completar uma órbita. A sua hora é a primeira ao sair do Sol e a oitava depois de ter saído. O metal de Sarurno é o chumbo, lento e pesado; a sua luz  é cinza; é frio e seco, melancólico e térreo, masculino e diurno; é inimigo da natureza humana.
     A mitologia greco-romana refere-se a Saturno como  o pai do deus Júpiter. Na mitologia romana é equivalente a Cronos (titã da mitologia grega) filho de Urano e Gaia, governante no mundo dos deuses e dos homens, devorava seus filhos à nascença pois de acordo com a profecia estes destruiam seus poderes. Conta a narrativa que um dia Zeus fugiu do seu destino e mutilou o pai (Úrano) com uma foice, tornando-se assim no deus supremo. O deus Saturno era para os romanos o deus da agricultura , das colheitas, da justriça e da força. Os romanos crêem  que a origem de Roma se deve a Saturno, pelo que lhe construiram um templo no Capitólio. Anualmente, por altura do Solstício de Inverno , celebravam-se  as festas populares em honra de Saturno (as Saturninas). Estas duravam cerca de uma semana, em todas as actividades eram suspensas, incxlusive as militares; os inúmros banquetes davam lugar  a inevitáveis orgias, promovendo assim o ócio. Na mitologia Hindu, Saturno (San ou Shan) é juiz dos vários planetas e é que determina  a trajectória de cada um, de acordo com as suas acções. A cultura chinesa  e japonesa classifica-o como a estrela da Terra, enquanto que na cultura hebraica (Shabbathai) é anjo, ineligência e espírito benéfico.
      Saturno traz destruição, fome, carestia, inquietação, miséria,\angústia e tristeza; tem domínio sobre os velhos , os caducas e solitários, os tristes e melancólicos. O ano de 2011 será dominado pela carestia; mas tenhamos fé e lutemos com determinação para reverter a situação.
      O Inverno será longo e frio  e com pouca chuva. A Primavera será ventosa. O Verão irá ser bastante húmido eo Outono prevê-se seco e fresco. Na agricultura teremos de contar  com pouco trigo, azeite, mel e vinho. Em contrapartida haverá abundância  de frutas. No reino animal, as ovelhas serão atingidas pela elevada mortndade.
     Nas pessoas as desuniões reinarão  e os divórcios proliferão; na saúde podem-se esperar fevres e epidemias não só em Portugal mas um pouco por todo o mundo.
      Os que nascem neste ano de 2011 terão o rosto grande e feio; os olhos serão inclinados para a terra e assimétricos sendo o naris grande e largo, os lábios grossos, as sobrancelhas juntas, a pele escura, os cabelos negros e ásperos e os dentes encavalitados e desproporcinados. As mulheres terão peitos volumosos em corpos magros e esqueléticos.
       Os saturninos serão imaginativos, tímidos e de profundos pensamentos, ligados à terra e à agricultura; são inconstantes, tristes e melancólicos. vivem em solidão, pelo que terão inclinação para vida religiosa e para a clausura. Serão estudiosos das letras, sobretudo da Filosofia mas não se afastarão das ciências da natureza e das artes mecânicas.
                                             Célia Cadete


Amostra sem valor

Eu sei que o meu desespero não interessa a ninguém.
Cada um tem o seu, pessoal e intransmissível:
com ele se entretém
e se julga intangível.

Eu sei que a Humanidade é mais gente do que eu,
sei que Mundo é maior do que o bairro onde habito,
que o respirar de um só, mesmo que seja meu,
não pesa num total que tende para infinito.

Eu sei que as dimensões impiedosas da vida
ignoram todo o homem, dissolvem-no, e, contudo,
nesta insignificância, gratuita e desvalida,
Universo sou eu, com nebuloas e tudo.
                                                    António Gedeão                              
                  

Sem comentários:

Enviar um comentário