segunda-feira, 23 de agosto de 2010

6-Brinca*



6-Para a Madalena, para o Francisco
e todas as crianças do mundo


Brinca enquanto souberes!
Tudo o que é bom e belo
Se desaprende ...
A vida compra e vende
A perdição.
Alheado e feliz,
Brinca no mundo da imaginação,
Que nenhum outro mundo contradiz!

Brinca instintivamente
Como um bicho!
Fura os olhos do tempo,
E à volta do seu pasmo alvar
De cabra-cega tonta,
A saltar e a correr,
Desafronta
O adulto que hás-de ser!.

                      Miguel Torga


Mania das Grandezas

Pois bem, confesso:
fui eu quem destruiu as Babilónias
e descobriu a pólvora....
Acredite,
a estrela Sírius, de primeira grandeza,
(única no mercado)
deixou- ma meu tio-avô em testamento.
No meu bolso esconde-se o segredo
das alquimias
e a metafísica das religiões
 - tudo por inspiração!

Que querem?
Sou poeta
e tenho a mania das grandezas....

Talvez ainda venha a ser Presidente da República

                                          Joaquim Namorado

«É DIFÍCIL A VIDA»

É difícil na vida achar alguém
Que seja na verdade um grande amigo;
E se assim penso - e com tristeza o digo,
É porque sei, talvez, como ninguém.

Se a amizade é um bém - e se esse bem
Traz o conforto de um divino abrigo,
Por mim, direi  que nunca mais consigo
Iludir-me nas graças que ele tem.

Afectos, sacrifícios, lealdade!,
Tudo se apaga ou fica na memória
Se a ilusão dá lugar à realidade.

E ai daqueles que pensam na excepção
Acabam por ficar dentro da história
De que a vida é um sonho e uma traição.

                            António Botto - Sonetos




Depois de Camões, Fernando Pessoa e Cesário Verde, são os meus poetas de eleição. Fernando Pessoa morreu um ano antes de eu nascer. Cesário Verde nasceu em 1855 e morreu em 1886, apenas com 31 anos de idade, de tuberculose.
      O pai de CesárioVerde tinha uma loja de Ferragens na baixa lisboeta.
      O Cesário subia e descia muitas vezes o Chiado. À porta da Havaneza, uma casa de tabacos que havia naquela zona, e onde se juntava a malta em anena cavaqueira. Naquele tempo toda a gente se conhecia.
     Quando o Cesário passava havia um empregado que acenava lá de dentro.
 -  Olá, Cesáro Azul ? - e ele respondia
 -  Olá, seu trota tintas!
    Lisboa é uma cidade que não sai do meu pensamento. Passeio por Lisboa a toda a hora. Quando passo na  Rua de D. Estefânia e me aproximo da estátua de Cesário Verde, páro sempre para o cumprimentar.
 -  Olá, Cesário, lembras-te daquele piquenique de burguesaas?


                            DE TARDE
Naquele piquenique de burguesas
Houve uma coisa simplesmente bela
E que, sem ter história nem grandezas,
Em todo o caso dava uma aguarela

Foi quando tu, descendo do burrico
Foste colher, sem imposturas tolas,
A um granzoal azul de grão-de-bico
Um ramalhete rubro de papoulas.

Pouco depois, em cima duns penhascos,
Nós acampámos, inda o sol se via;
E houve talhadas de melão, damascos,
E pão de ló molhado em malvasia.

Mas, todo púrpuro, a sair da renda
Dos teus dois seios como duas rolas,
Era o supremo encanto das merendas
O ramalhete rubro das papoulas!     

Sem comentários:

Enviar um comentário