segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

17-A VOZ DO POVO

17-Hoje apetece-me rir

Hoje apetece-me rir
da merda deste País, da ditadura reciclável
que nos impõem descaradamente
das mãos nojentas que nos metem nos bolsos
dos colarinhos brancos sujos até às entranhas
dos Pinochets disfarçados de bons samaritanos
das taxas irreais que nos cobram absurdamente


Hoje apete-me rir,
dos rendimentos milionários dos burocratas
das pensões vitalícias dos corruptos
dos falsos tridentes, das mãos gordas
que nos tratam como dejectos

À foda-se,
hoje apetece-me rir,
do discurso de Sócrates
ao som do Cavaquinho
que nos pedem sacrifícios
em prol de um País pobrezinho

Hoje apetece-me rir,
da minha grande estupidez,
porque onde caga um português cagam logo
dois ou três.

Conceição Bernardino
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A minha cruz

Olá Conceição,

Isto está complicado, eu já tinha tentado noutros lados e pouco consegui, a mentalidade dos Portugueses é aquela descrita no artigo de Clara Ferreira Alves.

Houve um comentário muito bom de uma pessoa mas comentam outros artigos e este não lhes diz nada, se calhar é demasiado sério para eles!

Na minha procura por informação, encontrei este artigo de um jornalista, novamente Clara Ferreira Alves.

«[...] Nunca foi tão visível o empobrecimento intelectual do jornalismo e da política. O jornalismo tem de fazer as perguntas que ninguém faz e obter as respostas a que o público tem direito. Chegaram à profissão carregamentos de jovens sem preparação, mão de obra barata que exerce a profissão com a leviandade e a ignorância dos maus alunos. Existem colunistas e comentadores de cueiros, ligados a partidos e presumindo de independentes, existem estagiários a cobrir acontecimentos históricos, existem editores que não editem, existem prioridades invertidas. Existem trepadores sociais e velhos do Restelo. [...]»

Este fim de semana vi um artigo cujo título era "Estratégias de manipulação", e diz o seguintre entre outras coisas:

A estratégia da diversão
Elemento primordial do controle social, a estratégia da diversão consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mutações decididas pelas elites políticas e económicas, graças a um dilúvio continuo de distrtações e informações insignificantes. A estratégia da diversão é igualmente indispensável para impedir o público de se interessar pelos conhecimentos essenciais, nos domínios da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.

Dirigir-se ao público como se fossem crianças
A maior parte das publicidades destinadas ao grande público utilizam um discurso, argumentos, personagens e um tom particularmente infantilizadores, muitas vezes próximos do debilitante, como se o espectador fosse uma criança pequena ou um débil mental. "Se se dirige a uma pessoa como ela tivesse 12 anos de idade, então, devido à sugestibilidade, ela terá, com uma certa probabilidade, uma resposta ou uma reacção tão destituída de sentido crítico como aquela de uma pessoa de 12 anos". ("Armas silenciosas para guerras tranquilas", do mesmo autor).

Manter o público na ignorância e no disparate
Actuar de modo a que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para o seu controle e a sua escravidão. "A qualidade da educação dada às classes inferiores deve ser da espécie mais pobre, de tal modo que o fosso da ignorância que isola as classes inferiores das classes superiores seja e permaneça incompreensível pelas classes inferiores".

Este país é pior do que uma republica das bananas e impera a lei da selva. As pessoas são tão "cegas" que não percebem que são usadas e que um dia isto pode-lhes também acontecer.

Obrigado, um abraço,
Arsénio Almeida
Publicada por Conceição Bernardino

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